...
 
0747364001608032649.jpg

BIBLIOTECA

Bibliotecas são templos de conhecimento. Nesses espaços podemos evoluir a mente e o espírito para enfrentar os desafios pessoais e profissionais que enfrentamos ao longo da vida. 
Para a Universidade, a Biblioteca é como um coração. E na FAP esse coração pulsa conteúdo rico e amplo para auxiliar na formação de todas as áreas dos cursos de Graduação e Pós-Graduação, ministrados na Instituição. 
A biblioteca da Instituição privada Faculdade da Alta Paulista (FAP), mantida pela Instituição Dom Bosco de Ensino e Cultura Ltda., fundada no ano de 1970 e nomeada Centro de Estudos Profº Hélio Theresino em homenagem e memória do professor do curso de Direito está subordinado administrativamente à Direção da Faculdade.


O Centro de Estudos Profº Hélio Theresino tem como objetivos:
I - atender aos estudantes dos cursos existentes de Enfermagem, Biomedicina, Fisioterapia, Estética e Cosmética, Direito, Psicologia, Engenharia Civil, Administração e os cursos de Pós-graduação com suporte bibliográfico em acervo físico e digital.
II - auxiliar na normalização de trabalhos por meio da ABNT e correta busca em fontes de informação;
III - orientar e acompanhar o uso no ambiente da biblioteca.


Sua missão é atender as necessidades informacionais dos estudantes, contribuindo para a melhoria do ensino, aprendizagem e pesquisa, sendo reconhecida como unidade de informação e preservação da memória.
Como valores prioriza o conhecimento, a responsabilidade social, o respeito, a ética e acessibilidade.
O centro de Estudos Profº Hélio Theresino conta com biblioteca física e com a biblioteca digital. 

ACERVO DIGITAL
O Repositório Online reúne, em um só lugar, todos os TCCs, feitos por alunos desta instituição. 

Estão disponíveis inúmeros artigos relevantes que a tornam indispensável a qualquer estudante ou profissional. Os artigos aqui divulgados estarão ao seu alcance de forma integral, podendo ser lidos, baixados e usados, respeitando-se as normas internacionais de preservação dos direitos autorais. Dessa forma você terá acesso a um acervo vasto e atualizado constantemente, que lhe permitirá buscas precisas e resultados abrangentes e de altíssima qualidade científica.


Normas de uso da Biblioteca.

O espaço da biblioteca está aberto a toda a comunidade assim como a consulta ao catálogo online, porém o empréstimo de obras é restrito aos alunos, professores e funcionários. 

Providencie o seu cadastro e senha na Biblioteca para emprestar, renovar e reservar obras. Para segurança, não divulgue sua senha a terceiros, ela é pessoal e intransferível 

No catálogo on-line, clique em login para consultar informações sobre seus empréstimos, reservas, controle de débitos, histórico de empréstimos e renovar obras. O login é o número do seu RA e a senha é a que você cadastrou na Biblioteca. Só é possível renovar a mesma obra por 5 vezes, desde que elas não estejam reservadas. Recomenda-se que você não deixe para renovar no último dia, pois poderá ter reservas para a obra. 

Para reservar, basta selecionar a obra desejada através do catálogo on-line, que torna possível a chave de reserva. 

 

Fique atento às recomendações: 

1- Não é permitida a reserva de obra disponível na estante;

2- O item reservado permanece a sua disposição pelo prazo de 48 horas a partir de sua chegada na Biblioteca, após esse período, a obra estará disponível para o usuário seguinte.

3- Caso haja desinteresse pela obra reservada, cancele a reserva e libere a obra.

4- O usuário deve consultar diariamente o seu login da biblioteca, pois é de sua inteira responsabilidade todo empréstimo, devolução, reserva e multa por atraso de obras.

5- Toda correspondência biblioteca/usuário é feita via e-mail.

6- Portanto, mantenha-o atualizado e consulte-o com freqüência.

7- Por via e-mail você também receberá: aviso de vencimento dos seus empréstimos, liberação de reserva e solicitação de devolução de obras em atraso.

8- Empréstimo entre Bibliotecas: O empréstimo é liberado ao corpo docente, discente e funcionários, a partir da apresentação de documento de identidade, conforme disposto em nosso regulamento.

9- Todo o acervo da Biblioteca está disponível para os usuários da FAP. Qualquer material que o usuário necessitar e não estiver disponível na Biblioteca, será requisitado e encaminhado, valendo-se do empréstimo entre biblioteca.

10- Os encargos ficará sob responsabilidade do usuário solicitante. Ficha catalográfica(link) Para elaboração da ficha envie e-mail com assunto: Ficha catalográfica com os seguintes dados do aluno: A autor do trabalho): Prazo para a entrega da ficha (por e-mail): dentro de três dias úteis. - Nome completo; - Ano do nascimento; - Título e subtítulo (se houver) do trabalho; - Quantidade de folhas (última numerada); - Se a monografia terá ilustrações (fotos, gráficos, imagens, etc.); - Caso haja ilustrações, informar se serão impressas coloridas; - Nome do curso de graduação ou de pós-graduação; - Palavras-chave (são as palavras utilizadas no resumo do trabalho); - Fonte utilizada na digitação do trabalho (Arial ou Times New Roman); - Nome do(a) orientador(a); - Titulação do(a) orientador(a) (mestre ou doutor).

Levantamento bibliográfico e/ou solicitação de artigos científicos

O serviço de Comutação Bibliográfica COMUT, permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informações internacionais. A BIREME, Biblioteca Virtual em Saúde do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, oferece também a cooperação técnica em informação científica em saúde.

Treinamentos para base de dados

A Biblioteca oferece suporte à comunidade científica da FAP para suas buscas nas bases de dados nacionais e internacionais, através de um programa de treinamento realizado a partir do agendamento com a Bibliotecária responsável.